quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Como são os Americanos?

Antes de mais nada, devo dizer que a América é gigante, assim como o Brasil, e as diferenças culturais entre um estado e outro variam MUITO. Por exemplo, as pessoas sempre dizem que os americanos do Norte dos EUA são mais frios do que os do Sul, e os da Flórida são mais simpáticos que os da Califórnia.

Eu moro em uma comunidade fechada de americanos (sou a única imigrante por aqui) no interior de NY, vou falar sobre a minha experiência daqui, de NYC e New Jersey, ou seja, a minha experiência da costa leste dos EUA, quase na divísa com o Canadá.


EDUCAÇÃO
Se tem algo que difere muito os americanos dos brasileiros é a educação e o respeito de limites. Sim, tudo tem exceção mas aqui se usa MUITO as palavras "excuse me" e "sorry", principalmente em público. Uma experiência fascinante para se perceber isso é ir ao supermercado. Eles tem uma noção muito apurada quanto ao respeito de limite de cada um, e se tem de se aproximar de você para pegar um produto ou se tem de passar com o carrinho muito próximo, eles automaticamente se desculpam.

Esse tratamento também não é diferente com os vizinhos, mesmo sendo muito raro as pessoas fazerem amizade com os vizinhos (como geralmente fazemos no Brasil), você SEMPRE vai vê-los se cumprimentando entre si. E isso também vale caso você esteja dirigindo em um bairro que não conheça, as pessoas sempre param para acenar para você. Isso é algo que até hoje acho super estranho!

RELACIONAMENTOS

Os americanos são, sim, mais frios que os brasileiros e isso é algo que se reflete nos relacionamentos, tanto entre amigos quanto casais. Os casais americanos geralmente tem a longa parte da "conquista", onde eles tem encontros em restaurantes ou cinemas mas nunca ficam muito próximos e, a partir do momento que existe proximidade e afeto, já se consideram namorado e namorada (ou namorados ou namoradas rs). Além disso, as famílias sempre esperam que o casal siga a velha rotina de se encontrar, namorar, casar e, só então, morar junto e formar uma família. Fora isso, americanos geralmente são extremamente românticos e leais, pois aqui não existe a cultura de "ficar" ou "pegar" dos brasileiros, então um relacionamento é considerado coisa séria e tratado como tal.

Amizades são igualmente difíceis de se fazer, pois as pessoas não dão abertura para estranhos. Na verdade, aqui você nunca confia em um "estranho", isso é algo que vejo em qualquer lugar independente de classe social ou status. Por exemplo, algo que sempre achei muito estranho é o fato de que NINGUÉM pede informação a um estranho quando está perdido. A partir de tudo isso, vocês podem imaginar a dificuldade de se fazer novas amizades. Eu vejo que, geralmente, as pessoas tem aquele mesmo círculo de amigos feito na época de escola/faculdade pelo resto da vida.

RACISMO E PRECONCEITO

O racismo aqui é inegavelmente presente em qualquer local. E não se trata apenas do velho esteriotipo de brancos que odeiam negros, mas o contrário também. Os EUA é um país com uma mistura gigante de raças e culturas, provenientes da imigração ocorrida nos últimos séculos, mas há uma separação muito grande entre esses grupos. Um branco não é bem-vindo em um bairro de negro assim como um latino não é bem-vindo e um bairro de asiáticos. Isso é algo que certamente você tem de se acostumar a conviver, pois os americanos vivem desse modo há muito, muito tempo e a sociedade provavelmente vai demorar muito para evoluir.

Invariavelmente, também existe o preconceito contra gays, imigrantes e tudo que é considerado "moderno" demais. Numa sociedade onde são mantidos hábitos e tradições de muitas décadas, a aceitação para tudo que é novo não é fácil. Eu gosto de comparar os americanos, nesse sentido, com aquele avô velho e rabugento que acha que tudo que não é da época dele é errado ou imoral.


11 comentários:

  1. Oi Ursula, tudo bem? Espero que sim. Me inscrevi no seu canal e estou adorando os vídeos, além do blog, é claro. Vejo que já faz um tempinho que você não posta no blog... Só quero que saiba que, assim como eu, há muitas outras pessoas que gostam muito dos seus maravilhosos vídeos e dos seus textos incríveis. Sei lá, qualquer coisa que eu puder ajudar me manda um E-mail (bryanpitter@hotmail.com). Tiau, um abraço. Fica com Deus. Atenciosamente, Bryan.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o sonho de viajar ou passar uma época no exterior, por isso sempre leio as experiências de quem já vive essa realidade.
    Gostei muito dos vídeos e do blog.
    @Majucyara

    ResponderExcluir
  3. Oii Eu sou uma garota de 10 anos e sou negra e tenho um sonho enorme de morar nos EUA Mas Tenho medo de Sofrer Preconceito se um dia chegar ai oque eu faço?

    ResponderExcluir
  4. Como aprender inglês com músicas e filmes
    http://inglesdeumavez.com.br/artigos/5-dicas-rapidas-para-aprender-ingles-com-filmes-e-musicas/

    ResponderExcluir
  5. Eu moro em nyc .. e posso dizer quase impossível você conseguir um namorado aqui. Estou aqui a 1 ano e meio e é simplesmente louco .. os homens daqui só trabalham ou viajam hahah minhas amigas todas tem a maior dificuldade e aqui existe ficar simmmmm.. eles ficam durante um tempo , 1, 2 ou 3 meses e depois desaparecem , isso mesmo, desaparecem! São românticos, não mandam msg igual brasileiro, não sentem ciúmes, são bem tranquilos mas sarados querem sexo logo rápido ! Isso em nyc dos outros estados acredito ser diferente. Mas quer casar? Não venha pra nyc haha fato !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para ter sexo rápido com vc. Creio que tem bastante experiência nesse quesito.

      Excluir
    2. Concordo com vc..em tudo.
      Vivo em SF..

      Excluir
    3. Concordo com vc..em tudo.
      Vivo em SF..

      Excluir