quinta-feira, 12 de junho de 2014

Passaporte + Visto + CASV + Consulado

Imagino que há muitas pessoas com dúvidas a respeito desse assunto.. Então vou contar sobre a minha experiência na época (2012). Lembro que quando estava tirando o visto não havia informação o suficiente na Internet, então escrevi um post em meu antigo blog que copiarei aqui agora com exclusividade. O post é bem grande mas completo de informações, então prepara um café, sente-se e aproveite a leitura! Segue o post original:

Ausentei-me to blog por um bom tempo pois fui atrás de algo que já vinha querendo há muito tempo.. Conseguir toda a documentação necessária para que eu possa viajar para os EUA nas minhas férias do trabalho. Já digo de antemão que minha experiência foi um sucesso e estou com o visto em mãos! Oba!!

No entanto, quando eu fui procurar na internet sobre mais informações à respeito, eu não havia achado muita coisa, por isso vou escrever este artigo para tentar ajudar quem precisa. Relembrando que tirei toda essa documentação já com as novas regras para emissão de visto americano.

PASSAPORTE

(via)

Tirar o passaporte é bem simples! Antes de mais nada você irá entrar neste site: http://www.dpf.gov.br/simba/passaporte/requerer-passaporte ; ler todas as informações que eles fornecem sobre documentação necessária e como o processo é realizado, e só então clicar em "emissão do passaporte". Mantenha seus documentos em mãos para facilitar pois agora você irá preencher um extenso documento.

Após tudo preenchido corretamente, você irá marcar o dia que irá comparecer na Polícia Federal, conforme as datas que eles fornecem e o que for melhor para você. Em São Paulo, você terá algumas opções de postos para escolher, eu escolhi o do Metrô-Tatuapé por achar mais acessível e mais perto daonde moro.

Agora pague a GRU (um boleto) assim que possível. Ela pode ser paga em qualquer banco e uma das dúvidas que eu tinha era quanto à validade da GRU. Não encontrei uma resposta para isso, mas a minha vencia no último dia do mês em que eu imprimi a mesma. Então, acredito que vocês tenham cerca de 1 mês.

Com a GRU paga e documentos em mãos, compareça ao posto da Polícia Federal no dia e hora marcados. Ali não tem segredo, só vão confirmar seus dados, pegar as digitais de todos os dedos e tirar sua foto na hora (não esqueça de ir bonitinho pois essa será a foto do seu passaporte!).

Após tudo isso realizado, eles lhe derão uma nova data para retornar e buscar seu passaporte. No meu caso esperei 1 semana para retornar lá, e foi bem rapidinho mesmo, apenas pegar o passaporte e ir embora. Que felicidade! Agora começa o desafio, o visto americano.

VISTO

(via)

Antes de mais nada, há dois modos de se iniciar o processo do visto: sozinho ou com despachante. Para os requerentes de primeira viagem (sacou? :-)), assim como eu, eu sugiro que contratem um despachante, apenas para que vocês não preencham o formulário erroneamente e também porque eles podem lhe ajudar bastante com dicas, dependendo do seu caso.

Eu pesquisei despachantes da internet mesmo e, aqui em São Paulo, contratei os desse site: www.marceldespachante.com.br ; quem me atendeu foi a Adriana, através de e-mail e telefone, e tudo correu perfeitamente bem, além do preço deles ser mais em conta do que os de outros despachantes que vi, apenas R$200,00.

Iniciei o processo do visto com a Adriana no dia 10 de agosto, entre os dias 10 e 15 trocamos diversos e-mails aonde eu mandei documentos scanneados e informações escritas da qual ela precisava para preencher o formulário DS-160 (através do site http://usvisa-info.com), requerendo o visto de turista B1/B2, no meu caso. Ela também alterou um pouco minhas informações colocando que eu iria para a Disney passar 10 dias ao invés de New York passar 1 mês pois não tenho muitos vínculos aqui.

No dia 15 ela concluiu o documento, no dia 16 paguei a taxa de US$ 160 diretamente no caixa de um banco Citibank (sim, só pode ser neste) e no dia seguinte ela pôde agendar as datas no CASV e Consulado. Os dois não podem ser marcados no mesmo dia, então marcamos o CASV para o dia 26/08 e o Consulado para dia 29/08.

CASV

(via)

Eu estava confusa sobre o que iria fazer nesse tal de CASV, Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, mas ele serve basicamente para você tirar as digitais e a foto para o visto, nada mais, não te fazem perguntas nem te assustam.

Existem dois CASVs em São Paulo, eu pedi para minha despachante marcar para mim no CASV da Vila Mariana pois é o mais perto de algum metrô. No caso o da linha azul, estação Praça da Árvore, que é uma caminhada de 10 minutinhos somente!

O que levar no CASV:
- passaporte
- confirmação de envio do DS-160
- protocolo de agendamento

Eu levei uma pasta cheia de documentos, mas os únicos que me pediram foram estes citados acima, nada mais. Claro que é interessante levar RG, dinheiro (nunca se sabe se você irá precisar) e outras coisas, mas o quanto menos você puder levar, melhor!

O que não levar no CASV:
- bolsas/mochilas
- celulares, fones de ouvido e eletrônicos em geral
- objetos metálicos

Eu não sabia que não podia levar bolsas e acabei me ferrando pois tive de pagar R$10 para utilizar um guarda-volumes, muitíssimo caro para uma coisa tão boba! A sorte é que tinha levado dinheiro em espécie.

Como foi? Cheguei lá na frente do CASV e assim que cheguei um moço simpático perguntou "Consulado?", respondi "sim" e ele me pediu para deixar passaporte, confirmação de envio do DS-160 e protocolo de agendamento em mãos, fora da pastinha. Ele perguntou qual era meu horário (havia chegado com meia hora de antecedência) e disse que eu já podia entrar.

No portão apresentei os documentos e segui em frente, entrando no CASV, aonde uma seguração me fez uma rápida revista e pediu para seu seguir por uma fila. Uma menina, na fila mesmo, pediu meus documentos e os grampeou e dobrou, para facilitar, e disse para eu seguir em frente. Aguardei nesta fila por cerca de 10 minutos até chegar no balcão principal aonde uma moça me fez algumas perguntas, qual visto iria tirar, se iria sozinha, etc.

Ela pediu para eu seguir para o 1º andar e lá me pediram para me dirigir a um guichê. Neste guichê conversei com uma moça através de um vidro, ela perguntou meu nome completo e data de nascimento. Tirei as digitais em um aparelho eletrônico e, em seguida, ela tirou a foto. Relembrando que esta é a foto que irá para o seu visto, então tentem ir bonitinhos! Infelizmente não pode deixar franja encobrir a testa e os cabelos tem de ficar atrás das orelhas, então as meninas de franjinha não devem esquecer de levar um grampo ou fivela para prender. Feito tudo isso, acabou e fui dispensada.

CONSULADO

(via)

Apreensão. Essa é a parte mais complicada.

Minha entrevista estava marcada para as 10h30, cheguei no consulado americano lá no Morumbi às 9h50 e já entrei direto. Passei por um corredor aonde novamente pegaram meu visto, confirmação de envio do DS-160 e protocolo de agendamento e grampearam juntos e segui em frente. Mais em frente, numa mureta de pedra, uma moça pegou os meus documentos e ficou com eles, me entregando um papelzinho verde com meu número "2666" para a entrevista.

Esperei alguns breves segundos atrás de duas pessoas e entrei numa salinha aonde você passa por um detector de metais e coloca sua bolsa numa esteira com detector, tudo igual aos dos aeroportos. Saindo dessa salinha, a gente desce e desce, até chegar em uma espécie de balcão que é onde as pessoas estão fazendo a entrevista.

Não tinha muita gente lá no dia que fui, diria que umas 30 pessoas estavam aguardando ali. Sentei e esperei cerca de 15 minutos até que meu número aparecesse no monitor, ao mesmo tempo que uma moça chamou o meu número no guichê da esquerda. Ali ela me devolveu meu passaporte e segui em frente, aonde uma moça me direcionou para o guichê aonda faria minha entrevista.

Pronta, seria agora! De frente comigo (ou melhor, através do vidro à prova de balas) estava a agente americana, uma moça alta e loira e que de cara eu tive a impressão de ser uma pessoa boazinha, desejei um bom dia e ela respondeu simpaticamente, me senti aliviada por não ter pego um oficial mais durão. Então, eu entreguei meu passaporte através de uma fresta e começaram-se as perguntas.

"Você vai para a Flórida?" - "Sim, Disney"
"Quando você vai?" - "Em Março"
"Sozinha?" - "Não, com minha tia"
"Ela tem visto?" -"Sim"
"Ela mora aqui?" - "Ela mora no interior de SP, mas vem para cá a cada 3 meses"
"Mas ela mora no Brasil?" - "Sim"
"Você possui outros vistos?" - "Não"
"Já viajou para fora?" - "Não"
"Você é formada em Jornalismo?" - "Não, estava cursando a USP mas parei, pretendo rertornar no final desse ano"
"Quando irá terminar o curso?" - "2015, se eu não repetir"

Aqui ela deu uma risadinha..

"Você trabalha?" - "Sim, na empresa X"
"Ganha quanto?" - "Ganho X"
"Trabalha fazendo o quê?" - "Sou analista de suporte"
"Mora sozinha?" - "Não, com meus pais"
"Tem irmãos?" - "Sim, dois mais velhos"
"Olha, você precisa me dizer qual vínculo você tem com seu país, pois até agora não tenho muita coisa"

Aqui foi o momento de maior apreensão, pois eu pude ver no rosto dela que ela queria me ajudar mas não via muitos vínculos meus com o país, acredito que se fosse qualquer outro oficial, ele já haveria me negado ali. Ela me encarou e prestou muita atenção na minha resposta à essa última pergunta, que foi a seguinte:

"Meu maior vínculo aqui é meu trabalho, trabalho em uma multinacional reconhecida mundialmente, adoro meu ambiente de trabalho e tenho muitas chances de crescer lá dentro, por isso eu não sairia de lá por nada. Além disso, tenho minha família também que se encontra toda aqui no Brasil."

Neste momento ela ficou em silêncio por alguns segundos e então pediu um documento da minha empresa e um da minha faculdade. Eu mostrei meu crachá e minha carteirinha de estudante da USP, ela os devolveu e continuou digitando no PC dela em silêncio por uns longos segundos, até que enfim disse:

"Vou te dar o visto, tá?"

Nunca tive felicidade tão maravilhosa quanto essa! A partir dali, eu agradeci e fui embora, tudo terminado. Esse dia foi uma quarta, na sexta-feira da mesma semana recebi um e-mail do consulado com o código de rastreio do meu passaporte, e na terça-feira seguinte ele chegou aqui em casa, com meu lindo visto estampado no meio.

E foi isso! Espero que tenho tirado dúvidas de quem tenha, é um prazer compartilhar minha experiência.
Caso tenham perguntas, por favor não deixem de fazê-las nos comentários!

9 comentários:

  1. Adorei o post, muito informativo, e até emocionante !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz de passar algo informativo adiante! :-)

      Excluir
    2. Oi Ursula, muito bom o seu depoimento. Acompanhei o seu vídeo desse relato no YouTube, na oportunidade me surgiram duas dúvidas que puderam ser sanadas a partir do momento em que li o seu texto aqui. Porém, digitando agora aqui, me veio outra dúvida. Esse despachante que vc contratou, ele faz serviços à distância? Ou seja, moro em Manaus e gostaria de saber se eles fariam assim.

      Grato!

      Excluir
    3. Caio, que ótimo, fico muito feliz em saber que pude ajudar alguém ao contar minha experiência! E respondendo a sua dúvida, sim.. foi tudo feito a distância! O contato que tive com eles foi todo por telefone e e-mail, e o formulário foi enviado para mim por motoboy, acho que no seu caso seria por correio, à não ser que eles tenham filial em Manaus! :)

      Excluir
    4. Entendi! Vou tentar entrar em contato com eles, pra saber qual eh a ideia. Obrigado, viu.
      Até mais..
      Breve volto a te encher de novo rsrs

      Excluir
  2. Oi Ursula, gostei mto da descrição de tudo! Tbm procurava alguém que me desse informações mais pontuais... Tenho algumas duvidas e gostaria de saber se há algum email pra falar com vc!!! Se tiver me avisa? marresh22@hotmail.com

    Super Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Maressa! Pode entrar em contato comigo pelo morandonaamerica@gmail.com .. Caso eu esteja apta a te responder, ficarei muito feliz em ajudar! Beijão

      Excluir
  3. Ursula, minha maior duvida é, como voce conseguiu morar em NY se voce foi com o visto de visitante de 6 meses?
    E como voce se sustenta ai se nao se pode trabalhar com visto de visitante?

    Agradeço,
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. OI Ursula
    Sou de Portugal, e estou pensando emigrar, pois a vida aqui está difícil.
    Portugal está endividado com o FMI (Fundo monetário Internacional) e os impostos aumentam a cada dia, um salário médio aqui são 600 euros mas só em aluguer habitação gasta-se uns 200 euros, gasolina para automóvel uns 150 euros por mês, alimentação uns 200 euros por mês, não sobra nada.
    Gostei dos seus videos tem dicas muito úteis e você está fazendo um serviço útil a muitas pessoas.

    Tenho lido na internet acerca dos vistos (Green visa) para trabalhar. Se eu me candidatar online a empregos (por exemplo no indeed ou craiglist) as empresas tratam da burocracia toda e do visto para mim?
    Os contratos de trabalho aí, são renovados de ano em ano, ou apenas 6 meses?

    O meu inglês é bom, sou solteiro sem filhos, 37 anos, ainda tenho bom físico para trabalhar no duro.
    Aqui em Portugal já estou habituado a um ritmo de trabalho intenso, 12 horas por dia, e quase sem folgar.
    E ganho somente 3 euros por hora.


    Você num dos videos disse que os americanos quase não têm férias? Mas durante um ano eles não têm nem duas semanas de férias?


    Existe a possibilidade de alugar quarto barato, nos E.U.A, ou eles só alugam a casa completa?

    Também vi o seu video sobre os americanos.
    É triste eles não se abrirem a novas amizades e os relacionamentos serem difíceis.
    Pessoas de mente fechada, racistas etc.

    Li também o seu blog, quando você foi no CASV à entrevista, eles perguntaram pelos vínculos ao seu País? Como assim?
    Isso influencia a decisão de eles atribuírem o visto?

    abraços
    Silvio

    ResponderExcluir