sexta-feira, 13 de junho de 2014

Café da Manhã

Minha refeição favorita sempre foi e continua sendo, tanto no Brasil quanto aqui, o café da manhã! Sempre ouvi falar que aqui não existe padarias como no Brasil e, bem... Existir, existe! Mas não é a mesma coisa. A padaria dos americanos (bakery) é um local onde eles vão de vez em quando para comprar um bolo ou uma torta profissional para aniversários, feriados ou reuniões de família. Não é como no Brasil onde vamos todos os dias comprar o pãozinho francês do café da manhã e aquele sonho delicioso.

"O que você come então?" Bom, eu gosto de fazer uma adpatação do café da manhã brasileiro... Achocolatado (odeio café), pão com manteiga na chapa e algo doce, geralmente uma fatia de pão com geléia de morango. Devo dizer que o pão daqui é uma porcaria, tenho saudades do pãozinho francês! Agora mesmo estou tomando meu café, vejam só:


E ah, o achocolatado não é tão comum aqui, as crianças geralmente tomam suco ou chá gelado pela manhã. Eu gosto de comprar um leite que já vem achocolatado, pela praticidade, mas a opção mais comum que as pessoas utilizam no caso de achocolatado avulso é um syrup de chocolate, uma pasta como se fosse uma cobertura de chocolate, que você mistura no leite e mistura até ficar completamente homogêneo. Vocês podem ver esse syrup na foto abaixo, que foi meu primeiro café da manhã nos EUA:



Mas... Eu também AMO o tal do American Breakfast, que consiste em bacon, ovos e pão torrado. O meu namorado quando faz usa fatias grandes de bacon, faz um omelete cheiiiio de queijo e passa uma pontinha de manteiga no pão torrado, é uma de-lí-cia! Por curiosidade, fui pesquisar e descobri que esse café da manhã "típico" americano foi adotado pela população apenas século passado, após uma campanha publicitaria da marca Beech-Nut, produtora de bacon e diversos outros alimentos, que contratou o psicólogo e grande influenciador das massas na época, Edward Bernays (sobrinho do famoso Sigmund Freud). Numa jogada de marketing sensacional, eles conseguiram o apoio de cerca de 500 médicos de que adicionar um pouco de carne no café da manhã seria beneficial para a saúde dos americanos, e assim conseguiram com que uma nação inteira adotasse o bacon. Segue abaixo uma foto de um desses pratos tradicionais feito pelo meu namorado, que é um excelente cozinheiro:


"Ursula, mas eu também vejo outros cafés da manhã em filmes americanos: cereais, panquecas com syrup, frutas, etc" Eu explico! Os cereais geralmente são consumidos pelas crianças e cafés da manhã que contém mais laticínios, frutas e doces são típicos do Sul dos EUA. Aqui no Norte, como é muito frio, as pessoas tem o hábito deste café da manhã mais pesado pois, acredite ou não, o corpo fica mais bem aquecido e é mais fácil de se lidar com a temperatura.

Espero que tenham curtido o post, gostei muito de escrevê-lo!
E, como sempre, deixem suas sugestões e dúvidas nos comentários.

Referência: 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário