sábado, 14 de junho de 2014

Sapatos em casa - Sim ou Não?

Cresci em São Paulo e, na minha casa, nunca tivemos o hábito de tirar os sapatos ao entrar. Eu nem mesmo havia ouvido falar que há famílias que fazem isso e, de qualquer modo, andar de meias ou descalça soava sujo pra mim, pois cresci ouvindo que o chão é sempre sujo, não importa se ele é limpo diariamente.

Quando cheguei na América não foi diferente, fiquei na casa de uma brasileira em New Jersey e todos andavamos calçados dentro do apê. No entanto, um dia surgiu uma entrevista para trabalhar como babá na mansão de uma família americana, e chegando lá me pediram para tirar os sapatos no hall, logo ao entrar. Achei estranhíssimo e desconfortável, principalmente porque eu não sabia qual era o estado das minhas meias!

(via)

Depois aprendi que na maioria das casas aqui você tira os sapatos na entrada, MESMO sem conhecer a família. Sim, eu disse a "maioria" pois, na casa dos meus sogros por exemplo, não há esse hábito. "Ué, mas sempre vi as pessoas usarem sapatos dentro de casa em filmes e seriados americanos, Ursula!" Pois é, eu também, mas essa é só mais uma daquelas vezes onde você aprende o quão distante a realidade está do que aquilo que mostram na TV, por exemplo. Pense em revistas de decoração gringas e blogs americanos de decoração ou assuntos relacionados, eles sempre tem um espaço como na foto acima onde se penduram casacos, guarda-chuvas e se guardam sapatos, certos? Pois é, ESSA é a realidade.. Quase todos as casas de famílias americanas aqui tem um hall na entrada exatamente para essa função.

Claro que toda regra tem sua exceção, e muitas famílias americanas aqui não adotam essa regra. "Isso não faz sentido!" Concordo, e ao pesquisar descobri que esse hábito é relativamente novo aqui e as pessoas estão aderindo a ele aos poucos. Em lugares como a Ásia, Suécia e Canadá praticamente todas as famílias já tem esse hábito, na América estão começando a adota-lo e já em países como o Brasil nunca se ouviu falar disso! Estranhamente, eu me adaptei muito rápido a tirar os sapatos na casa das pessoas e já adotei essa prática aqui no nosso apartamento também.


Já nos acostumamos a, sempre que subimos pro nosso apê, já ir ali no cantinho e tirar os sapatos. É muito mais confortável, o piso e carpetes ficam limpos por mais tempo e as visitas se sentem bem mais "em casa"! Admito que hoje morro de aflição quando alguém pisa no meu carpete enquanto calçado, mas deixo a cargo das visitas escolherem se elas preferem tirá-los ou não! E ah, aprendi a sempre sair de casa com meias limpinhas também. :-)

E vocês, o que acham desse hábito? Adotam ou adotariam na família de vocês?
Deixem seus comentários!

3 comentários:

  1. Caraca.... 1 ano aki para postar um comentário.... hahahah
    Basicamente oq escrevi anteriormente foi que: Sou brasileira, moro no norte (Manaus-Amazonas) e que aqui temos por hábito sempre tirar os sapatos ao entrar em casa... ou mesmo quando somos visitas....

    ResponderExcluir
  2. Depende sabe, No apê da minha tia todos sempre tiram o sapato mas nós temos a certeza de que está tudo limpinho. O apê é pequeno e fácil e rápido de limpar. Na minha casa e na dos meus pais é bem diferente! rsrsrs Na minha tenho uma gata e na dos meus pais 3 cachorros, logo, nunca temos certeza de o chão estar limpo, por isso prefiro ficar com meu chinelinho mesmo.

    ResponderExcluir