domingo, 7 de setembro de 2014

Aborto e Anticoncepcional para Indocumentados nos EUA

A maioria dos ilegais ou indocumentados que vivem nos EUA são homens, segundo muitas pesquisas populares. Mas há cada vez mais meninas e mulheres vindo para cá, e uma das maiorias dúvidas é.. o que fazer para cuidar da saúde feminina sendo ilegal/indocumentada?

Existe uma rede de cuidados médicos chamada Planned Parenthood que cuida, exclusivamente, da saúde das mulheres. Eles oferecem exames médicos básicos e ginecológicos, testes de DSTs, tratamentos para abortar (obs: aborto é legal nos EUA) e métodos contraceptivos.


Como funciona?

Antes de mais nada você irá entrar no site da Planned Parenthood e achar o número do posto mais perto de você, eles tem mais de 700 postos espalhados por todo os EUA. Você irá ligar nesse número e agendar uma consulta. No meu caso perguntaram somente nome e data de nascimento.

No dia marcado, você será recebida por uma recepcionista no Planned Parenthood que irá perguntar diversos dados para fazer seu cadastro, leve seu passaporte! Você irá pagar ali mesmo pela consulta e será atendida logo em seguida. Vale dizer que todas as pessoas que trabalham no Planned Parenthood são mulheres (fiquei aliviada quando vi rsrs).

Preço

No meu caso eu paguei $100 pela consulta com diversos exames, incluindo Papanicolau, exame de mamas, exame de sangue e exame de urina. O preço varia de região para região e de caso para caso mas, segundo o que li na Internet, geralmente fica entre $50 e $100.

Anticoncepcional

"Ursula, eu preciso de um refil para minha pílula, posso ir na farmácia comprar?"
Não, aqui nos EUA a pílula anticoncepcional só pode ser comprada com receita, tendo hormônios ou não. Felizmente a Planned Parenthood fornece esse tipo de serviço e foi justamente o motivo de eu tê-los visitado. No meu caso a médica deu uma receita de 3 meses de pílulas, sendo que saiu $9 a caixinha (foi uma barganha! Pois aqui nos EUA a pílula é em torno de $20 a caixa).

Vale lembrar que eles também oferecem todos os outros tipos de métodos contraceptivos. E, como curiosidade, a minha receita não foi um papel.. Eles perguntaram qual era minha farmácia de preferência e mandaram a receita pela internet para essa farmácia. Não tive de mostrar papel algum na farmácia, apenas dizer meu nome e já tinha um pacotinho lá para mim!

Métodos Abortivos

Eles também oferecem assistência, inclusive psicológica, para as mulheres que queiram realizar aborto. E te auxiliam quanto ao melhor método (desde pílula até cirurgia pouco invasiva) para o seu caso e período de gestação. Não sei afirmar com certeza quais são os valores pois não fiz (ufa!) nem conheço alguém que tenha feito um aborto com a Planned Parenthood, mas no próprio site deles afirmam que a pílula abortiva sai entre $300–$800 enquanto procedimentos invasivos saem entre $300–$950 no primeiro trimestre.

Curiosidades

Os consultórios são excelentes, as pessoas que trabalham lá são muito educadas e o tratamento médico é muito bom, mas se a Planned Parenthood tem um lado ruim é que você pode esperar alguns loucos fanáticos religiosos te esperando na porta do prédio pra dar sermão contra aborto. Num país onde a liberdade de expressão é livre, as pessoas parecem perder a noção sobre limites e achar que liberdade de expressão significa poder invadir a liberdade do próximo. Mas enfim né..


Espero que o post seja útil para muitas (e muitos)
Se há algo que não tenha sido respondido no meu artigo, por favor deixem suas dúvidas nos comentários pois com certeza irei responder!


Nenhum comentário:

Postar um comentário