sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Como Conseguir Moradia e Trabalho nos EUA?

E aí moçada, tudo bem?

Hoje vou falar sobre como conseguir moradia (alugar um apartamento, casa ou quarto) e trabalho aqui nos EUA. Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que não recomendo ninguém a fazer nada disso via trâmites ilegais, sempre sigam as leis e vocês estarão livres de problemas.

MORADIA


Vamos partir do princípio que você está vindo para os EUA sem conhecer absolutamente ninguém (cenário mais complicado possível). Uma das coisas que você pode fazer é entrar em grupos do Facebook de brasileiros nos EUA (por exemplo, o Ajuda Comunitaria USA) e perguntar se alguém pode alugar um quarto para que você tenha onde ficar quando chegar. De primeiro momento, você pode alugar somente um quarto e depois aqui você procura um apartamento ou casa, caso queira. Os grupos do Facebook são geniais pois as chances de encontrar o que você procura ali são grandes.

Mas como funciona? Alugar um quarto é muito mais fácil pois você estará lidando diretamente com o dono do local, logo, você poderá pagar em mãos (não precisará ter conta bancária) e não terá muita dor de cabeça. Já apartamento ou casa, geralmente se pede de 1 a 2 meses do valor do aluguel adiantado como garantia, além do primeiro mês de aluguel, e você também pode pagar em dinheiro caso esteja lidando diretamente com o dono e não uma corretora intermediária.

Outra dica extremamente valiosa é o Craiglist. O Craiglist, para quem não sabe, é um tipo de fórum MUITO usado aqui nos EUA, e há uma seção onde você encontrará anúncios de apartamentos, quartos ou casas para aluguel, tanto feito pelos próprios donos quanto por corretores intermediários. Sempre procure negociar diretamente com o dono pois é mais fácil, no entanto fique MUITO ATENTO pois também há muitos bandidos no Craiglist dando golpes nas pessoas desavisadas. Não faça qualquer depósito do exterior nem do próprio EUA sem ter a chave do local em mãos e um contrato assinado.

TRABALHO


Se você não conhece absolutamente ninguém aqui, a situação complica. Mas, novamente, você pode procurar por trabalho em grupos do Facebook como o Servicos Gerais em Newark e todo NJ e NY, USA aonde, de vez em quando, pode-se encontrar pessoas procurando brasileiros para trabalhar, e mesmo se não houver oferta alguém sempre pode te indicar alguém que esteja procurando.

Lembrando que você geralmente não irá trabalhar na área onde trabalhava no Brasil. Os imigrantes homens aqui nos EUA geralmente trabalham em construção, restaurantes ou jardinagem, enquanto as imigrantes mulheres aqui nos EUA geralmente trabalham fazendo faxina, como babá, em restaurantes ou bares. Tenha em mente que muitos brasileiros estão voltando para o Brasil por falta de oportunidades, pois a América não está vivendo um momento muito bom em questão de trabalho.

Outra dica seria, novamente, o Craiglist. Muitos empregadores postam diretamente no Craiglist, sem intermédio de agências de trabalho, ao procurar por pessoas para trabalhar. Então há chances de que você encontre uma oportunidade nas áreas que mencionei acima. Tudo depende do local onde você quer morar ou mora aqui nos EUA (as grandes cidades tem mais oportunidades) e da sua sorte!

Espero que tenham gostado desse artigo, curto mas procurei escrever, de modo resumido, as informações mais importantes que vocês devem saber sobre esses assuntos.

Abraço,
Ursula

13 comentários:

  1. Muito bom e obg pelos seus videos e posts Ursula... eu tenho muuuuita vontade de conhecer e se possivel morar ai no USA...admiro e respeito muito a cultura americana...e seus videos e posts tem me ajudado muito a entender mais sobre esse lugar e seus costumes...uma coisa que me deixa meio ´´assim`` e o fato de eu não ter me familiarizado muuuito com a lingua,mais espero conseguir entender e falar fluente o inglês...bom vlw, e continue nos contando mais...

    ResponderExcluir
  2. Olá Ursula parabéns pelo seus videos e postagens. Ursula eu gostaria de saber se uma faculdade concluída aqui no Brasil é valida aí nos Estados Unidos. Por exemplo alguém que é formado em Ed. Física no Brasil poderá exercer essa profissão nos Estados Unidos com o diploma do Brasil ?

    ResponderExcluir
  3. ursula quanto tempo leva para se legalizar ? tipo voce casou e agora quanto leva pra voce conseguir sua cidadania? obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Ursula tudo bem, sou inscrito no seu canal e também moro nos EUA na NYC, dê uma olhada no meu blog também, tem muito conteúdo sobre o EUA!!!

    http://mundohumanoterra.blogspot.com.html?m=1

    ResponderExcluir
  5. Olá Ursula tudo bem, sou inscrito no seu canal e também moro nos EUA na NYC, dê uma olhada no meu blog também, tem muito conteúdo sobre o EUA!!!

    http://mundohumanoterra.blogspot.com.html?m=1

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Ursula!

    Tenho que sair do Brasil de qualquer forma, pois não aguento mais tanta falta de honestidade e produtos sem qualidade.
    Sei que não existem coisas perfeitas mas aqui neste pais é brincadeira.
    Moro em São Paulo, capital e tenho 48 anos, sou policial e daqui a 3 anos me aposento desta profissão, também sou musico amador e mecânico automóveis profissional. Você acha que na minha idade ainda consigo emprego ou morar nos EUA ?
    Principalmente em alguma cidade mais rural pois gosto muito do campo e atividades relacionadas, tanto que tenho uma chácara próximo a Sorocaba e para lá irei se não der certo sair do Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Sério, vi seu vídeo de " Como aprendi Inglês sozinha" e eu já amei seu canal e seu blog...ganhou uma seguidora e fã

    ResponderExcluir
  9. ola eu queria saber com quantos anos posso trabalhar nos EUA?

    ResponderExcluir
  10. ola eu queria saber com quantos anos posso trabalhar nos EUA?

    ResponderExcluir
  11. Hello! Eu tenho um amigo bem "proximo" no EUA e ele já esteve aqui só que não tivemos nada mas agora estou com a oportunidade de talvez ''passar as férias“ aí e eu estou sinceramente com medo... Como foi pra você ter que fazer essa escolha?

    ResponderExcluir
  12. Se eu não conheço ninguém lá nem tenho emprego e moradia garantida não há ONGs, grupos de pessoas ou mesmo brasileiros com casas partilhadas como falam nas reportagens e como fazer contato com eles , você poderia citar alguns ?

    ResponderExcluir